terça-feira, 10 de setembro de 2013

Interpretando a Carta 02- O Trevo


O trevo como o próprio nome sugere está relacionado ao simbolismo da trindade, na arte cristã observamos as formas trifoliadas, os arcos de três lobos que remetem à elegância da folhagem do trevo. 
Como o nome já indica, o trevo comum tem apenas três folíolos (é o nome certo). Mas, em função da temperatura e irrigação, alguns desenvolvem uma anomalia e nascem com quatro. Então, já é sorte encontrar algum.

Num simbolismo místico encontramos o trevo de quatro folhas associado à sorte em muitas civilizações, por serem raros de se encontrar.

A simbologia do número quatro é muito forte em diversas culturas por indicar um ciclo perfeito: as fases da lua, as estações do ano, os elementos da natureza e os pontos cardeais. 





Os druídas (que eram os responsáveis pelo ensino, instruções jurídicas e filosóficas da sociedade celta), cerca de 300 a.C., popularizaram a lenda de que o trevo de quatro folhas deve ser dado de presente e atribui quatro poderes para a vida do que recebe:
o primeiro é para a
  , a segunda é de esperança , o terceiro é para o amor , e o quarto é para a sorte .

Outra lenda vem da Romênia e da  Servia, e fala do mais poderoso dos Trevos, e também o menos conhecido entre nós,  o Raskovnik (Marsileia Quadrifolia), uma variante de grande poder místico que tem a capacidade de abrir o que está fechado, desbloquear os caminhos, tirar os empecilhos que impedem a liberdade de caminhar e seguir livremente.

Conta-se que magos e herbalistas buscavam essa planta com muito afinco, mas precisavam ter “olhos” para ver onde se encontra um elemento de tal poder. Sendo assim se valiam das tartarugas, um ser com muita intimidade com o mundo subterrâneo. Os magos aprisionavam seus ovos, colocando correntes, pedras e cadeados em volta do ninho. Para resolver o problema a tartaruga saía em busca do Trevo para desbloquear os seus ovos, e dessa forma era seguida pelo bosque na direção do Raskovnik. Achar um Trevo desses equivalia a conseguir superar os obstáculos!

Vejam as significações da Carta 02- O Trevo, no Baralho Lenormand

Escola Francesa = sorte, esperança, oportunidades.
Escola Alemã = sorte.
Escola Brasileira = dificuldades momentâneas, atrasos.

Qual interpretação é a correta?

Os símbolos tem plurissignificação. Isto explica porque pode-se interpretar uma mesma carta de forma muito diferente.  Porém não quer dizer que pode-se dar qualquer sentido a mesma. Depende do significado que o símbolo tem, o contexto em que ele surge, as associações e instintos que ele provoca no leitor.

Bibliografia:

. Dicionário de Símbolos – Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números – Jean
Chevalier e Alain Gheerbrant – 14ª Edição – Editora Olympio
http://www.significado.origem.nom.br/nomes/?q=trevo
http://www.significadodossimbolos.com.br/busca.do?simbolo=Trevo
http://www.muitointeressante.com.br/pq/perguntas/pq-dizem-que-trevos-de-quatro-folhas-dao-sorte
http://conversascartomanticas.blogspot.com/2009/07/significados-do-petit-lenormand-baralho.html#ixzz2d0EVlaSn
 
http://en.wikipedia.org/wiki/Four-leaf_clover


*Caso for utilizar o texto acima, favor dar os devidos créditos!


Muita luz!

Um comentário:

  1. olá amiga,

    cheguei de viagem , ufa!!! saudades do blog, bom amei o post sobre o Trevo, vou estudar ele ...obrigada

    Babi!!

    ResponderExcluir